Like

contador contador visitas

domingo, 20 de setembro de 2015

Você não vai acreditar do que a formiga é capaz





Formiga Operárias e rainhas não possuem asas, porém, durante o período de reprodução, ocorre a presença de indivíduos alados na colônia. Esses indivíduos são machos e fêmeas sexualmente ativos, os quais, no período de reprodução, fazem o voo nupcial, levando-os a cópula e formação de um novo formigueiro.
Os animais que mais podem trazer problemas aos cafezais são as formigas cortadeiras e as formigas doceiras. As formigas cortadeiras podem ser dos gêneros Acromyrmex ou Atta, sendo as mesmas de nome popular quenquém e saúva, respectivamente.

As formigas quenquém são menores que as saúvas, e podem ser diferenciadas devido a presença de espinhos no tórax. O ninho das quenquéns é de difícil localização, já que a maioria das espécies não leva a terra que é retirada de dentro do ninho para fora, porém, em algumas espécies isso pode ocorrer. Elas apresentam em geral coloração castanho claro ou/e escuro.
            As formigas saúvas são maiores que as quenquéns, e possuem somente três pares de espinhos do dorso do tórax e a cabeça bem mais avantajada em relação ao corpo. Seus ninhos são mais fáceis de localizar, já que a terra dos formigueiros é sempre levada para fora do ninho. As saúvas em geral apresentam coloração parda avermelhada.
            Algumas espécies de quenquém e saúva podem trazer danos às plantações, já que as mesmas podem ser alimentar das folhas da plantas.
Já as formigas doceiras podem ser das espécies Iridomyrmex humilis (Mayr, 1868),Paratrechina fulva (Mayr, 1862), Solenopis saevissima (F. Smith, 1855) e dos gênerosCamponotus Monomorium.
As formigas do gênero Camponotus, são conhecidas como Sarassará, sendo de cor marrom ou amarelada. A formiga lava pé (Solenopis saevissima) apresenta coloração marrom claro avermelhada. A espécie Paratrechina fulva é conhecida como formiga cuiabana e apresenta coloração marrom amarelada, e é comum também em residências. Por fim, as espécies do gênero Monomorium são vulgarmente chamadas de formigas caseiras, e apresentam um corpo delgado e alongado.
As formigas doceiras em sua maioria não causam danos diretos aos pés de café. Geralmente esses tipos de formigas procuram por substâncias açucaradas para se alimentarem, por esse motivo, estão associadas á pulgões, cochonilha e cigarrinhas, já que essas excretam substâncias adocicadas após sua alimentação por seiva. Sendo assim, espécies de formigas cuidam desses animais, protegendo-os e em troca elas se alimentam do líquido açucarado. Porém, a formiga lava pés pode trazer danos diretos, já que essa espécie pode fazer ninhos na base dos troncos dos pés de café, danificando a casca do mesmo, deixando-o o tecido vegetal exposto e vulnerável a bactérias, fungos e vírus.


Meios de Prevenção: no caso das formigas cortadeiras, o fato de arar o solo várias vezes pode fazer com que o formigueiro seja destruído, porém, algumas espécies apresentam ninhos muito profundos, portanto, nem todas as formigas cortadeiras seriam atingidas. Já para as formigas doceiras, o combate a cochonilhas e cigarrinhas existentes nos pés de café é uma forma eficaz de prevenir o aparecimentos dessas formigas, já que elas estão geralmente associadas a esses tipos de insetos.

Combate Químico: o combate químico das formigas cortadeiras pode ser realizado com a aplicação de iscas com inseticidas, as quais são levadas para dentro do formigueiro. Já as formigas sarassará e lava-pés devem ter seus formigueiros destruídos podendo ser utilizado inseticida apropriado para pulverização do formigueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tom